O que fazer se o Turing se recusar a abrir, ou apresentar alguma falha recorrente/incomum

Caso o Turing apresente alguma falha inesperada de funcionamento, como recusa persistente em abrir, lentidão excessiva, travamentos ou encerramentos abruptos, siga as orientações abaixo.

Efetue uma etapa das instruções de cada vez. Só siga as instruções da etapa seguinte (ex: Etapa 2) se o problema continuar.

Etapa 1) REINSTALAÇÃO/ATUALIZAÇÃO: 

Para tentar solucionar o problema, o primeiro passo é fazer uma reinstalação/atualização do Turing, conforme as instruções abaixo:

  1. Acesse a página https://www.queo.com.br/wp/download_turing/
  2. Clique no link do instalador da versão desejada do Turing para iniciar o download. Salve-o em um local de fácil acesso e dê um duplo clique no arquivo para iniciar a atualização. Nota: não é necessário desinstalar a versão anterior e nem reinstalar a licença.

Verifique também se o Turing não está sendo indevidamente bloqueado por algum antivírus. Isso pode acontecer esporadicamente, especialmente com alguns antívirus de uso gratuito.

Se mesmo assim o problema continuar (ou caso a reinstalação já tenha feita previamente sem sucesso) por favor prossiga para a ETAPA 2 abaixo.

Etapa 2) AJUSTES DE COMPATIBILIDADE:

Siga as instruções abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Turing na área de Trabalho do Windows e escolha a opção “Propriedades”.
  2. Clique sobre o título da aba “Compatibilidade”.
  3. Assinale a opção “Executar este programa como administrador”. Nota: esta opção só poderá ser assinalada por usuários Windows com poderes administrativos, ou seja, usuários Windows que tem permissão para instalar programas, etc.
  4. Abra o Turing novamente e verifique se o problema foi resolvido.

Se mesmo assim o problema persistir, prossiga para a ETAPA 3 abaixo.

Etapa 3) REINSTALAÇÃO LIMPA DO TURING: 

Vamos avançar agora para a etapa mais avançada, que é a reinstalação limpa do Turing. Esta etapa é um pouco mais complexa e requer familiaridade com o uso e manutenção do Windows. Se não conseguir seguir as instruções, por favor peça ajuda a alguém mais experiente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Abra o Turing, acesse o menu “Configurações” e clique em “Exportar Configurações”
  2. Marque todas as caixas de seleção que surgirem na mensagem na tela e clique no botão “OK”. Escolha como local para exportação a Área de Trabalho. Esse procedimento irá criar uma pasta no seu desktop com uma cópia das suas configurações atuais do Turing.
  3. Feche o Turing.
  4. Desinstale o Turing da forma convencional (siga o procedimento habitual de remoção de aplicativos do Windows).
  5. Reinicie o Windows.
  6. Usando o  Explorador de Arquivos do Windows, exclua completamente as pastas “C:\Arquivos de Programas (x86)\Turing US” e “C:\ProgramData\Queo”. Esta última pasta provavelmente estará oculta, mas se o endereço dela for fornecido na parte superior da janela do Explorador de Arquivos é possível acessá-la. Nota: em versões muito antigas do Windows (como o Windows XP) a pasta de configurações do Turing provavelmente será outra: “C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Queo”.
  7. Instale o Turing novamente e reinicie o computador ao final da instalação.
  8. Instale sua licença do Turing (se necessário, use o formulário de solicitação de licença para pedir uma licença substituta).
  9. Abra o Turing e acesse o menu “Configurações > Importar configurações”.
  10. Marque todas as caixas de seleção que surgirem na mensagem na tela. Clique no botão “OK” e escolha como pasta de origem a mesma pasta que foi criada previamente na Área de Trabalho. Isso irá importar de volta as configurações anteriores do Turing.
  11. Feche o Turing mais uma vez e reinicie-o para ver se o problema foi resolvido.

< voltar

Posted on: 17/06/2017